Como fazer leite vegetal de amêndoas, aveia e arroz

como fazer leite vegetal

Hoje vamos falar sobre como fazer leite vegetal.  Os leites vegetais são muito consumidos por pessoas que adotam a dieta vegana, que restringe o consumo de produtos de origem animal. Também são ideais para quem tem alergia ao leite animal, por serem livres lactose.

Já é possível encontrar leite vegetal embalado, porém também é possível fazê-lo em casa. São processos simples e que demandam de poucos ingredientes, esforço e tempo. Veja abaixo como fazer leite vegetal de amêndoas, aveia e arroz.

Como fazer leite vegetal

Como fazer leite vegetal de amêndoas

Além de ser consumido puro, o leite de amêndoas é ideal para ser utilizado em receitas, já que seu sabor é um dos mais neutros dentre os leites vegetais. Para fazê-lo basta deixar as amêndoas de molho por pelo menos 12 horas, bater no liquidificador utilizando 4 xícaras de água para cada xícara de amêndoas. Se desejar, adicione essência de baunilha.

Como fazer leite vegetal de Aveia

Coloque 1/2 copo americano de grão de aveia integral de molho por 8 horas. Escorra e lave bem. Deixe 8 horas sobre uma peneira. Coloque no liquidificador com 1 copo de água filtrada e 2 bananas (maçã ou mamão) e sementes de erva-doce. Em seguida, bater bem e espremer. Este é um leite que se bate a semente junto com a fruta. Caso contrário, o leite ficará com um leve tom amargo.

Como fazer leite vegetal de Arroz

  • 1/2 copo americano de arroz integral. Colocar de molho por 8 a 10 horas. Escorrer e lavar.
  • Deixar 8 horas sobre a peneira, lavar bem, e deixar mais 8 horas sobre a peneira, até ver apontar o narizinho da germinação.
  • Lavar bem e colocar no liquidificador com 1 copo de água filtrada.
  • Bater bem e espremer.

Se preferir, volte o leite para o liquidificador, acrescente 2 bananas, canela a gosto e bater novamente. Servir.

Gostou destas dicas?

Siga-nos no Instagram e no Facebook

 

Comments

comments