Receitas especiais de Semana Santa

receitas-de-bacalhau-especial-de-semana-santa

Escolhemos uma série de receitas especiais para o feriado da Semana Santa.

Clique aqui e confira as novidades da Pomare

Bom apetite!

Bacalhau na Batata

Ingredientes

1 kg de bachalhau
1 cebola em rodelas finas
1 tomate em rodelas finas
Azeitonas
1 pimentão de qualquer cor em rodelas
1 concha da água do bacalhau
1 kg de batata grande

Modo de preparo

Escorra o bacalhau um dia inteiro na água e depois coloque-o na geladeira com água 3 dias antes de usar. No dia retire-o, escorra, coloque nova água e leve ao fogo. Deixe ferver durante 20 minutos, reserve uma conha desta água. Corte a batata em rodelas grossas. Arrume um refratário quadrado e coloque as batatas forrando a primeira camada, colocando parte do bachalhau, da cebola, do tomate, e azeitona. Outra camada de batata e os outros ingredientes. Regue com a água reservada e meia lata de azeite puro. Leve ao forno até que as batatas estejam moles. Sirva em seguida.

Bacalhau de Semana Santa tradicional português

Ingredientes

1 kg de batatas cozidas, espremidas
1/2 kg de bacalhau, demolhado
Coentro a gosto ou salsinha
Sal a gosto
1 ovo
2 colheres de farinha de trigo

Modo de preparo

Escalde o bacalhau e desfie, tire o máximo de sal que puder escaldando e trocando a água até sair bem o sal. Uma boa dica para desfiar é pegar um pano de prato limpo, colocar o bacalhau e esfregar o pano friccionando o bacalhau, como se estivese esfregando roupas no tanque. O bacalhau fica bem desfiado. Misture todos os ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente, com o auxílio de uma colher. A mesma receita pode ser preparada no forno em forma de gratinado, coloque essa massa em um refratário que vá ao forno, polvilhe por cima um pouco de queijo ralado, ou mussarela para gratinar, de 15 a 20 mntos de forno. Quando for à mesa, caso goste, regue com bastante azeite de boa qualidade. No caso do gratinado, melhor que o bacalhau seja em lascas

Bacalhau de forno

Ingredientes

1 posta de bacalhau (parte central ou filé)
4 dentes de alho
1 cebola grande
4 batatas grandes
Azeite a gosto
200 g de azeitonas pretas com caroço
Modo de preparo

Escalde a posta de bacalhau até ficar bem macia, escorra a água e reserve. Cozinhe as batatas sem casca em rodelas grossas e reserve. Em uma travessa (de preferência de barro) coloque um pouco de azeite. Coloque as batatas espalhadas, formando uma camada. Coloque a cebola cortada em rodelas finas formando outra camada. Corte o alho também em rodelas finas e coloque metade espalhando sobre essas camadas. Coloque então a posta de bacalhau, e espalhe a outra metade do alho por cima e ao lado da posta. Por último, espalhe as azeitonas por todo o prato e regue com muito azeite. Leve ao forno bem quente e quando o bacalhau estiver dourado está pronto.

Comments

comments