Sem glúten. O que é a doença celíaca?

simbolo_sem_glutenO que é doença celíaca?

É uma alergia ou intolerância permanente ao glúten, principal proteína dos cereais: trigo, aveia, centeio e cevada. A doença celíaca é considerada multifatorial, que significa que para a sua apresentação vários fatores são contribuintes, dentre eles:

  • predisposição genética, isto é, nascer com a chance de desenvolver esta intolerância;
  • exposição ao glúten

A doença celíaca pode se manifestar em qualquer idade e é uma intolerância para a vida toda. Ela ocorre, principalmente, devido a danificação sofrida pelo intestino delgado em contato com o glúten,  o que prejudica a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas da doença celíaca podem variar de pessoa para pessoa. É uma doença de difícil diagnóstico, pois seus sintomas se confundem com várias outras formas de alergias. Porém, existe a forma mais comum, dita clássica, e forma atípica.

Forma clássica: diarreia crônica (que dura mais de trinta dias), dor de barriga, barriga inchada, humor alterado (irritabilidade ou apatia), perda de apetite, desnutrição, anemia, vômitos, emagrecimento ou pouco ganho de peso, atraso no crescimento.

 

Forma atípica: osteoporose, hipoplasia do esmalte dentário (manchas nos dentes) dor ou inflamação nas juntas (artrite), intestino preso, ciclo menstrual irregular, esterilidade, abortos de repetição, problemas neurológicos como ataxia (anda como se fosse uma pessoa bêbada), epilepsia, que pode estar associada com a calcificação no cérebro, neuropatia periférica, doença muscular, problemas psiquiátricos como depressão e esquizofrenia, autismo, aftas (úlceras na boca que se repetem frequentemente).

paodeforma-sem-gluten

Qual o tratamento da doença celíaca?

O único tratamento conhecido até o momento é a dieta totalmente sem glúten de forma permanente. Ou seja, o tratamento é a alimentação.

 

 

 

Intolerância à lactose e doença celíaca

A intolerância à lactose, nome dado ao açúcar do leite, acontece quando há uma diminuição na quantidade da enzima responsável pela sua digestão, chamada lactase, que normalmente está presenta na vilosidade do intestino. omo o celíaco, no momento do diagnóstico, apresenta a vilosidade atrofiada, a quantidade de enzima lactase pode estar diminuída e isso pode acarretar a intolerância a lactose. A intolerância a lactose pode se manifestar em sintomas que a pessoa apresenta por não absorver adequadamente a lactose como diarreia, dor de barriga, excesso de gases e vômitos.

 

Encontre na Pomare uma sessão de produtos sem glúten, especial para portadores da doença celíaca.

Aqui você encontra, farinhas, pães, biscoitos e mais! Ligue e peça: (45) 3025-1201

Comments

comments